terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Wecare4animals




 
 
"Alguns mosquitos são vectores de agentes patogénicos zoonóticos constituindo um perigo para a saúde animal e a saúde pública.
 
 
O que são mosquitos? Os mosquitos são insectos de distribuição praticamente cosmopolita mas com maior importância nas zonas tropicais e sub-tropicais. Existem mais de três mil espécies de mosquitos no mundo e cada uma se adapta ao seu ambiente (condições de temperatura, humidade e período do dia). A alimentação do mosquito é à base de néctar, seiva ou sangue. Apenas as fêmeas adultas se alimentam de sangue, de origem animal ou humana.
 
Que problemas podem estar associados às picadas de mosquitos?
 
A saliva das fêmeas contem proteínas anti-coagulantes que são depositadas no local da picada antes da ingestão de sangue. O animal picado pode fazer uma reacção imunológica local provocando inflamação e prurido localizado que pode ir de ligeiro a severo e que permanece até que o organismo consiga eliminar as proteínas da saliva do mosquito inoculadas. Os mosquitos podem ser vectores de agentes patogénicos transmitindo, desta forma, agentes de doença.
 
Leishmaniose
 
A leishmaniose é uma doença infecciosa causada pelo protozoário leishmania que é transmitido ao cão, animais silvestres e ao homem pelo mosquito flebótomo. O período de actividade e alimentação dos flebótomos é essencialmente nocturna, iniciando-se ao entardecer e prolongando-se até ao amanhecer. O período de incubação da leishmaniose (período que vai desde a entrada do agente no organismo até surgirem os primeiros sintomas da doença) é muito variável e prolongado, surgindo os primeiros sintomas já numa fase avançada da doença. Em Portugal existe a Leishmania infantum mas noutras partes do mundo existem outros tipos. O cão é o grande reservatório da Leishmainia infantum sendo a transmissão ao homem (sempre através da picada do vector) considerada acidental.
 
Dirofilariose
 
A dirofilariose é uma doença parasitária transmitida através da picada de mosquitos do género Culex infectado com larvas de Dirofilaria immitis e/ou Dirofilaria repens. A doença pode afectar o cão, gato, carnívoros selvagens e o homem. O período de maior actividade do Culex é a altura do crepúsculo. A sintomatologia da doença provocada pela Dirofilaria immitis é principalmente cardíaca sendo a sua gravidade dependente do número de parasitas alojados no coração e artérias pulmonares, podendo passar despercebida se o numero fôr muito reduzido. A Dirofilaria immitis afecta o cão e o gato sendo o homem considerado hospedeiro acidental. A Dirofilaria repens nos animais perece ser clinicamente inaparente, no entanto, pode causar doença no homem. A melhor forma de reduzir a incidência do doenças transmitidas por mosquitos é a prevenção.
 
Os mosquitos precisam de água parada para procriar, portanto, elimine-a do seu quintal e varandas. Evite passear o seu animal de estimação no horário de maior actividade dos mosquitos e, principalmente, junto a águas paradas. Existem no mercado varias apresentações de repelentes a aplicar no seu animal de estimação, peça ajuda ao seu Médico Veterinário de forma a escolher o produto mais adequado.
 
Existe vacinação para a leishmaniose e terapêutica preventiva para a dirofilariose, informe-se com o seu Médico Veterinário."
 
Cristina Gomes
 
Médica Veterinária
 
Clínica Veterinária Portas da Maia
 
Ajude a ajudar! We care 4 animals and you?


"URGENTE!!!!!! CADELINHA EM RISCO - FARO ~
 
É uma cadelinha de porte pequeno, está numa poc ilga muito mal tratada. Está exactamente no mesmo local onde já esteve uma colónia e mataram os animais todos porque iam para as estufas. A bichinha é super meiga, só que está muito assustadiça pois foi alvo de maus tratos por outro cão, mas só quer é miminhos e festinhas depois de ganhar confiança. POR FAVOR, ALGUÉM TEM UM ESPAÇO PARA ESTA MENINA? A VIDA dela está em risco... ciaaadocoes@gmail.com
ADOÇÃO OU FAT URGENTÍSSIMO FARO - Algarve
 
 É uma cadelinha de porte pequeno, está numa pocilga muito mal tratada. Está exactamente no mesmo local onde já esteve uma colónia e mataram os animais todos porque iam para as estufas. A bichinha é super meiga, só que está muito assustadiça pois foi alvo de maus tratos por o utro cão, mas só quer é miminhos e festinhas depois de ganhar confiança. POR FAVOR, ALGUÉM TEM UM ESPAÇO PARA ESTA MENINA? A VIDA dela está em risco...
 
  O QUE PRECISAMOS COM URGÊNCIA:
 - Desparasitante interno e externo; - FAT (FAMILIA DE ACOLHIMENTO TEMPORÁRIO) PARA AS FAT'S Todas as despesas, como alimentação, cuidados de saúde, como outras são suportadas por nós.
 
Só precisamos de um espaço.
 
Ajude a ajudar! We care 4 animals and you?



"ADOPÇÃO MUITO URGENTE ~
 
Yoshi - 4 anos, nascido em 2008
Raça - Europeu comum Castrado, desparasitado e vacinado
 
Localização: Amadora
 
Por motivos de força maior vejo-me obrigado a entregar os meus gatinhos a novos donos. O Riscas e o Bisco (irmãos) já acharam um novo lar com alguém de confiança e com condições. Não pretendo menos para o Yoshi. O Yoshi foi apanhado na rua com poucas semanas, preso num buraco, tendo muito provavelmente perdido-se da mãe e acabado preso numa tentativa de se esconder. Depois de um esforço conjunto para o retirar do sítio onde se encontrava veio para casa onde, a seu tempo, acabou por se habituar a outros dois gatos, com quem cresceu Apesar de castrado nunca engordou. É magrinho e de estatura média/pequena.
 
O Yoshi está habituado à presença de outros dois gatos, embora tenha uma personalidade dominante, pelo que a ser habituado a novos gatos requererá atenção constante durante o período de adaptação. Assusta-se com muita facilidade e é muito tímido à presença de novas pessoas, mas é muito meigo e independente. O ideal para o Yoshi será alguém com bastante experiência com gatos.
 
Os interessados deverão enviar um e-mail com contactos (de preferência telefónicos) para o seguinte endereço: 3GATOSADOPCAO@GMAIL.COM "
Ajude a ajudar! We care 4 animals and you?

Sem comentários: