segunda-feira, 28 de maio de 2012

Wecare4animals





Foto:Flickr/Daniel Athayde

"O que são zoonoses?

Todas as doenças transmissíveis de forma natural dos animais vertebrados (domésticos e/ou selvagens) para o Homem e o inverso.
A maioria das zoonoses pode ser evitada através de acções de prevenção, como tal, é importante estar informado para saber como agir e evitar alarmismos.

O que é um agente zoonótico?

O agente zoonótico é, de uma forma simplista, o causador da doença. O agente zoonótico pode ser uma bactéria, um vírus, um prião, um fungo ou um parasita.

As pulgas podem ser considerados agentes zoonóticos.

Pulgas, o que são?

As pulgas são parasitas externos que se alimentam do sangue do animal que parasitam.
Existem mais de 2.000 espécies de pulgas de mamíferos e aves em todo o mundo. As pulgas são específicas do seu hospedeiro mas à falta deste e com necessidade de alimento podem parasitar um outro que esteja mais próximo.
As pulgas podem facilmente entrar nas nossas casas, independentemente da classe social e das condições de higiene presentes, dado a sua capacidade para dar amplos saltos com o objectivo de encontrar um hospedeiro para se alimentar.

Que problemas podem estar associadas a uma infestação de pulgas?

A susceptibilidade às pulgas é distinta em cada pessoa e animal.

Em hospedeiros sensibilizados produz-se frequentemente uma reacção de hipersensibilidade designada por “alergias à picada de pulga”. Antes de se alimentar a pulga injecta a sua saliva no local da picada e só depois ingere o sangue, é à saliva da pulga que os animais alérgicos fazem reacção podendo fazer dermatites exuberantes associadas a um prurido intenso.

Se o número de pulgas fôr muito elevado pode-se verificar uma anemia do animal hospedeiro devido à quantidade de sangue ingerida.

As pulgas podem ser vectores de transmissão de parasitas intestinais: Dipylidium caninum (cão e gato) e Hymenolepis spp (aves). A pulga na sua fase larvar ingere os ovos do parasita. Já na fase adulta a pulga é ingerida pelo animal quando este se “cata”. Os ovos que estão no interior da pulga libertam-se, o parasita desenvolve-se e coloniza o intestino do animal. O animal ao livrar-se da pulga adquire uma ténia.
Crianças e adultos podem contaminar-se ingerindo os ovos deste parasita, regra geral este risco é eliminado se o animal se encontrar com uma correcta desparasitação interna e se forem respeitadas as regras básicas de higiene lavando as mãos antes de as levar à boca.

As pulgas são consideradas transmissoras de vários agentes patogénicos que afectam o Homem e os animais (vírus, bactérias, ricketsias, protozoários e helmintiases).
As pulgas contribuíram na transmissão de epidemias como no caso da Yersinia pestis, agente da peste bubónica.

Os piolhos não são considerados agentes zoonóticos.

Piolhos, o que são?

Os piolhos são parasitas externos que se alimentam de detritos celulares e descamação da pele do seu hospedeiro (animal que parasitam), alguns também se alimentam de sangue.

Existem mais de 3000 espécies de piolhos de mamíferos e aves.

Os piolhos são específicos e exclusivos do seu hospedeiro não sendo, por este motivo, uma zoonose.
A sua transmissão é através do contacto directo com o hospedeiro parasitado ou partilha de utensílios variados (pentes, escovas, camas,...).

Que problemas podem estar associados a uma infestação por piolhos?

Os piolhos provocam um prurido (comichão) intenso que pode conduzir a lesões auto-infligidas. No caso dos piolhos que se alimentam de sangue, se em número elevado, pode ocorrer anemia do animal parasitado.

Deve prevenir o seu animal de estimação contra as pulgas e os piolhos, existem várias opções para esse efeito, consulte o seu Médico Veterinário.

Nas próximas publicações serão referidas mais curiosidades de agentes zoonóticos.

Cristina Gomes
Médica Veterinária
Clínica Veterinária Portas da Maia


Ajude a ajudar! We care 4 animals and you?

Sem comentários: