segunda-feira, 12 de março de 2012

Wecare4animals




Foto: flickr/creative commons - autor: gizzypooh

"Conviver com animais de estimação é muito gratificante, no entanto, muitas dúvidas podem surgir quando se espera a chegada de um bebé na família.São várias as preocupações que surgem aos futuros pais sendo muitas vezes o motivo de cruel abandono do animal de estimação.Podem conviver no mesmo espaço?Qual será a reacção do animal ao bebé?Será que o animal vai transmitir doenças ao bebé ou à mãe? 

 Os bebés e animais combinam perfeitamente, no entanto, devem ser tomados alguns cuidados para se evitar acidentes.O convívio saudável exige alguns cuidados no que respeita à higiene, à vacinação e à desparasitação interna e externa do seu animal de estimação.Higiene: o animal deve ter um local específico para fazer as suas necessidades e a criança não deve ter acesso a esse local para que não haja a possibilidade de contacto com as fezes e a urina.


O seu animal de estimação deve estar correctamente desparasitado interna e externamente para que não haja risco de transmissão de parasitas.O esquema vacinal deve ser respeitado e nas consultas periódicas as dúvidas e questões relativas à chegada do bebé devem ser abordados com o médico veterinário. O médico veterinário tem uma função importante na saúde pública e também é sua função esclarecer as dúvidas e mitos relacionados com doenças, comportamento e cuidados a ter com o seu animal de estimação para que tudo corra bem.

 A chegada de um bebé implica muitas alterações nos hábitos e horários dos pais sendo importante que esta alteração não seja abrupta para o seu animal de estimação.Deve desde o início da gravidez deixar que o seu animal de estimação participe nesta nova realidade. Quando estiver a preparar o quarto do bebé deixe que o seu animal acompanhe tudo permitindo que ele observe e cheire toda a novidade envolvida (carrinho, berço, brinquedos,etc). Convide amigos que tenham bebés para que o seu animal se familiarize com eles. Ajuste previamente e gradualmente as rotinas de forma a ser possível mantê-las após a chegada do bebé desta forma as mudanças no seu padrão de conforto não serão associadas ao novo membro da família.Na altura do nascimento apresente ao seu animal de estimação o bebé trazendo para casa uma peça de roupa para que ele sinta o cheiro do novo membro da família que está para chegar. Ao chegar a casa, depois de 2 ou 3 dias sem a ver, o seu animal vai recebe-la eufórico.

Deixe que uma terceira pessoa leve o bebé para dentro de casa. Deixe que o seu animal a receba e retribua com o carinho e as festas habituais, quando ele normalizar, aos poucos, deixe que o animal cheire e observe o bebé e não se esqueça de afagar o seu animal para que não se sinta rejeitado.Deixe o seu animal de estimação fazer parte da sua nova rotina permitindo que ele esteja presente nas diversas actividades com o bebé.É possível deixar o animal o tempo todo perto do bebé mas é importante nunca os deixar sozinhos por mais confiança que tenha no seu animal.É claro que o seu animal não vai ficar contente por ter de partilhar a sua atenção e com a chegada do bebé, muitos animais chegam a passar por mudanças comportamentais pois a atenção está voltada para o bebé; por isso, leve em consideração os sentimentos de insegurança, curiosidade e ciume do seu animal de estimação, ou seja, apresenta sentimentos similares que os irmãos e irmãs mais velhos costumam apresentar nesta situação.

 Ao permitir que o seu filho cresça com um animal de estimação está a criar uma excelente oportunidade para ele aprender desde cedo a compreender e a assumir responsabilidades. O convívio com os animais de estimação estimula nas crianças sentimentos importantes como o respeito, a consciência e o amor.


 Acima de tudo lembre-se que o seu animal de estimação já lhe fez muita companhia e deu muitas alegrias antes do seu filho nascer, nada mais justo do que permitir que os dois cresçam juntos e que o seu filho tenha a oportunidade de socializar com os seus amigos de quatro patas."

 Cristina Gomes

Médica Veterinária

 Clínica Veterinária Portas da Maiavetportasmaia@gmail.com
Ajude a ajudar! We care 4 animals and you?

Sem comentários: