sexta-feira, 30 de julho de 2010

SOS Animais- Wecare4animals




"Verão…tempo de férias e de descanso! Verão… aumento do número de animais abandonados! Todos os anos o cenário repete-se. Os animais de estimação tornam-se um “fardo” e um estorvo para muitas pessoas que ao adquiri-los certamente não pensaram e não organizaram a sua vida de modo a poderem adoptar um animal de forma responsável. “Era pequenino, parecia um urso de peluche”, “o meu filho deu-me cabo da cabeça para ter um cão”, “o meu colega também tem um animal de estimação”, “ um vizinho tinha uma gata que teve uma ninhada e pediu-me para ficar com um e eu com pena lá o levei para casa”, “ comprei um animal que afinal precisava de mais espaço e não tem condições aqui no apartamento”. Enfim a lista poderia continuar.

O acto de adoptar um animal não deve ser orientado por sentimentos de pena, ou por uma questão de influência social ou de “decisões tomadas a quente”. Adoptar um animal implica a existência de uma grande dose de racionalidade: Terei espaço suficiente para ele? Terei tempo para estar com ele? Poderei suportar os custos inerentes ao seu cuidado como alimentação, vacinação e outros cuidados? Terei onde o deixar se me ausentar por um período prolongado ou nas férias? Estarei disposto a abdicar de algumas coisas em prol do seu bem-estar?
Um animal não é um brinquedo, ou um objecto que quando não interessa e está a mais, se deita fora. Um animal tem sentimentos, ganha laços de afeição e de amizade com aqueles que o acolheram.

Os donos e a casa onde habita são o seu mundo! Suponhamos que nos expulsam de casa de um momento para o outro e privam-nos da companhia daqueles que mais amamos! É uma situação para nós insustentável! Sempre que um animal é abandonado, um mundo desaba! Um ser fica perdido e desorientado, sem saber o que fazer nem porque o deixaram ali naquele lugar que ele nunca viu! Alguns têm a sorte de serem recolhidos e novamente adoptados, outros simplesmente vão para os canis, ou morrem de forma cruel e brutal.

Se puder acolher um animal, não se arrependerá, pois o amor e a dedicação dele para consigo será inesgotável! Se não tiver condições para acolher um animal, existem várias formas de ajudar os animais: através de donativos, de divulgação junto das redes de contactos, de apelos ou de campanhas a favor da causa animal, através da denúncia de abusos e de maus tratos, dissuadindo alguém de abandonar o seu animal de estimação etc.


Uma adopção responsável pode evitar sofrimento futuro para um animal que é o elo mais fraco, pois não se consegue defender, nem fazer valer os seus direitos! Cabe a todos zelar por eles e lutar para que tenham uma existência condigna! O bem-estar animal é uma causa que diz respeito a todos! "


Carla Quintas

Foto: cartaz de sensibilização brasileiro contra o abandono dos animais
Site onde pode ver alternativas ao abandono:
Ajude a ajudar! We care 4 animals and you?

Sem comentários: