
"A vacinação é a forma de manter o seu animal de estimação protegido de algumas doenças graves e que podem conduzir à morte.
O Médico Veterinário é a pessoa ideal para o orientar e aconselhar relativamente ao melhor programa vacinal para o seu animal de estimação. É fundamental que cumpra o programa de vacinação que foi estudado para o seu animal de companhia. Lembre-se que o Médico Veterinário é um profissional credenciado ao exercício da sua actividade e é junto deste que deve expor as suas dúvidas relativamente a qual a melhor opção vacinal para o caso concreto do seu amigo de quatro patas.
Antes da aplicação da vacina o Médico Veterinário efectua um exame geral ao seu animal de forma a garantir a não existência de qualquer contra-indicação vacinal e para que se desenvolva uma adequada resposta imunitária. Uma correcta vacinação não se limita à aplicação da vacina, o Médico Veterinário faz uma análise completa da história clínica, apresenta as recomendações básicas gerais (alimentação, maneio, comportamento, educação, etc), esclarece dúvidas que possa ter e realiza um exame físico completo.
O programa vacinal deve ter em atenção vários factores, tais como: hábitos sociais, habitat habitual, deslocações extraordinárias (hotéis, exposições, concursos, grandes concentrações de animais), etc.
O facto do seu animal de estimação não sair de casa não impede que ele contraia uma doença contagiosa. Embora menos frequente, os humanos e/ou outros animais podem inadvertidamente ser portadoras de agentes de doenças transmissíveis ao seu animal.
Os bebés recebem protecção enquanto se amamentam da sua mães (anticorpos maternais), a vacinação deve ser iniciada quando estas defesas começam a desaparecer (após o desmame). Até o plano de vacinação estar completo, deve-se evitar o contacto com animais não vacinados, assim como o acesso a locais exteriores onde possam ter circulado animais não vacinados. O seu animal de estimação só ficará completamente protegido cerca de uma a duas semanas após a ultima vacinação. A maior parte das doenças para as quais os animais são vacinados são causadas por vírus, sendo a maioria graves e muitas vezes fatais.
A legislação em Portugal obriga a vacinação anti-rábica anual nos cães. No entanto o seu animal de companhia deve efectuar um plano vacinal completo para segurança dele e da família que o rodeia. "
Cristina Gomes
Médica Veterinária
Clínica Veterinária Portas da Maia
vetportasmaia@gmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário