
"Tem sido muito polémica e contestada a possível criação de uma secção dedicada à tauromaquia no Conselho Nacional da Cultura.
De facto considero que toda esta polémica tem fundamento e razão de ser, isto porque designarem a" festa brava" de cultura é algo que carece de uma análise um pouco mais atenta e ponderada.
Se considerarmos o termo cultura no sentido sociológico, este refere-se aos elementos quer materiais, quer imateriais de um povo ou sociedade como sejam: os modos de vestir, os hábitos alimentares, as tecnologias e modos de produção adoptados, as tradições, as crenças e valores defendidos etc. Neste contexto, a tradição das touradas é de facto um elemento cultural, faz parte da nossa cultura e identidade enquanto povo. Mas atenção... nem tudo o que é cultural é bom! O termo "cultural" é muitas vezes conotado com algo que é superior e avançado, com o domínio das intelectualidades, com algo que é desejável e que pertence à "civilização", mas nem sempre assim é! Tal conotação pode levar a percepções distorcidas e à tomada de medidas erróneas que poderão mesmo constituir um verdadeiro retrocesso.
Defender que as touradas são eventos culturais é muito perigoso, pois dentro de um dado contexto cultural existem elementos positivos e que devem ser perpetuados e outros que pelo contrário são negativos e que devem ser banidos em nome de um verdadeiro desenvolvimento cultural e civilizacional.
As touradas constituem um atentado aos direitos dos animais, são um espectáculo degradante e cruel que não deve ser apoiado nem incentivado. Institucionalizar a tauromaquia no Ministério da Cultura é algo que me parece irracional e sem qualquer sentido que só pode ser explicado por pressões de grupos de interesse, por falta de vontade política para erradicar esta "tradição" e com o expandir de uma "cultura do entretenimento" a qualquer custo, que não olha a meios para atingir os seus fins. Importa na nossa sociedade distrair e entreter as pessoas de modo a que as nossas classes dirigentes façam o que bem entendem!
As touradas fazem parte deste "esquema de anestesia colectiva "! Espero bem que haja ainda algum bom senso para ouvir as pessoas que estão "acordadas" e que lutam contra esta decisão que nos envergonha e que nos lembra o quão ainda nos falta para sermos realmente um país avançado e civilizado!
Carla Quintas
Carla Quintas
Ajude a ajudar! We care 4 animals and you?
Arranjos da responsabilidade da SOS Animais- wecare4animals.
wecare4animals.blogspot.com

Arranjos da responsabilidade da SOS Animais- wecare4animals.
wecare4animals.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário